Desde a sua fundação, a HIDROMOD sempre promoveu uma forte ligação ao universo da Investigação e Desenvolvimento (I&D). Esta ligação, juntamente com as competências técnicas dos seus colaboradores, deu-lhe a possibilidade de manter até aos dias de hoje um alto nível tecnológico, na maioria das vezes usando ferramentas desenvolvidas internamente (modelos, pacotes gráficos, base de dados, GIS, etc). A HIDROMOD é também Silver Aplication Development Partner da MICROSOFT.

Este envolvimento ativo na área da I&D tem permitido manter uma ligação efetiva à comunidade científica através da participação em projetos de investigação internacionais (ex. EROCIPS, FIGARO, MYWATER, INSEA, ECOMANAGE,…), da co-orientação de teses de licenciatura, mestrado e doutoramento e da publicação de artigos científicos (lista de publicações).

Em consonância com este esforço na integração do conhecimento, têm vindo a ser mantidas duas ferramentas fundamentais para os serviços que presta: o Sistema de modelação MOHID (www.mohid.com) e a plataforma AQUASAFE (www.aquasafeonline.net).

MOHID

O MOHID é um sistema de modelação com diferentes módulos para calcular a hidrodinâmica (incluindo a possibilidade de usar diferentes opções tanto para malhas horizontais como verticais), qualidade da água (incluindo formulações semelhantes aos modelos WASP, CE-QUAL e ERSEM), fenómenos de dispersão (incluindo aproximações tanto Langrangeanas como Eulerianas), transporte de sedimentos (incluindo transporte de sedimentos suspensos e formulações de transporte de areias) e propagação de ondas (modelo boussinesq).

AQUASAFE

A plataforma AQUASAFE tem por objetivo tornar mais eficiente a gestão de operações, potenciando a utilização de informação em tempo real e a sua integração com ferramentas de previsão e diagnóstico. De acordo com os conceitos implementados na plataforma AQUASAFE, essa integração é feita gerindo de uma maneira uniforme os dados medidos (sensores, deteção remota) e os dados modelados (por exemplo, meteorologia, agitação marítima, correntes, redes de distribuição de água ou de esgotamento sanitário, run-off, vazão em cursos de água, etc.).

 


Quem confia em nós