GIBDQA

GIBDQA

Gestão centralizada de dados de amostragem

O GIBDQA constitui uma ferramenta específica AQUASAFE destinada a gerir os dados das campanhas de monitorização que têm de ser realizadas pelas empresas de distribuição de água.

Estas empresas gerem diariamente um volume apreciável de informação proveniente de amostragens laboratoriais de vários pontos de controlo, no âmbito de diferentes planos de monitorização, que implicam uma diversidade de análises e uma complexidade de dados, de tratamento quase insustentável e demasiadamente moroso. Entre requisitos legais de calendarização, gestão de amostras irregulares, disponibilidade de operadores e comunicação de resultados a diferentes entidades (ERSAR, Câmaras Municipais, etc.), a operação destes planos requer, de facto, um esforço apreciável.

Com o objectivo minorar o custo (em horas) que esta gestão tem para as empresas foi desenvolvida no âmbito do projecto AQUASAFE uma plataforma que permite gerir de forma eficiente toda esta informação.

Esta plataforma, designada de GIBDQA (Gestão Integrada de Bases de Dados de Qualidade da Água), constitui uma ferramenta de software que permite gerir as diferentes fases de gestão dos planos de vigilância, nomeadamente:

  • Calendarização de campanhas;
  • Importação de dados de amostragem e respectivos boletins digitais;
  • Validação de dados importados de forma automática (incumprimentos, amostragens calendarizadas em falta, etc.);
  • Pesquisa rápida de dados oriundos vários planos e locais de amostragem, com hipótese de cruzar vários descritores;
  • Interface GIS dos pontos amostrados e respectivos parâmetros amostrados (boletins, incumprimentos, valores, etc);
  • Capacidade de criação de relatórios complexos em formatos Microsoft Office (relatórios trimestrais e anuais) e reporting para ERSAR.

A utilização desta ferramenta permite uma poupança significativa no custo de manutenção dos planos de amostragem. Um exemplo claro ocorre a quando da criação dos relatórios trimestrais para reportar os resultados obtidos as Câmaras Municipais. Este tipo de relatório implica o cruzamento de informação que se encontra dispersa por diferentes bases de dados. A plataforma AQUASAFE permite efectuar esta operação instantaneamente.